
Fundação Breves
Uma sociedade que se preocupa com o desenvolvimento social cria oportunidades para que seus cidadãos prosperem, promovendo a justiça social e a qualidade de vida para todos. Ao investir nesse processo, estamos construindo um futuro mais solidário e sustentável, onde cada indivíduo possa alcançar seu potencial máximo e contribuir para o bem-estar coletivo.
Fundação Breves de Desenvolvimento Social - FUNBREDES
Em meio as lacunas deixadas por governos, sejam elas nas esferas municipais, estaduais e federais, dadas as necessidades de um atendimento mais imediato e de forma mais direta, surge as atuações importantíssimas das Organizações Não Governamentais (ONG´s). A vulnerabilidade social, que assola a nossa nação brasileira, urge que estas instituições, possam assumir o seu relevante papel social. Os grandes centros urbanos, das principais regiões e cidades do Brasil, expõem de forma cruel e desigual estas vulnerabilidades socais. A grande parcela da população brasileira que carecem deste atendimento, demonstram o quanto precisamos avançar neste atendimento.
Neste cenário caótico, apresentam-se as ONG´s. As organizações não governamentais são organizações sem fins lucrativos, constituídas formalmente e autonomamente, caraterizadas por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legitimo exercício de pressões politicas em proveito de populações excluídas das condições de cidadania.
Os principais institutos sociais brasileiros, apontam que uma grande parcela de nosso povo, literalmente, passa fome e vive a terrível instabilidade da incerteza alimentar. A falta de oportunidades e o esquecimento social desta significativa parcela de nossa população precisam da intervenção imediata dos governos devidamente credenciados para isto. Uma vez que esta omissão é um fato, as ONG´s, com seus relevantes serviços sociais, tem obtido cada vez mais destaque, preenchendo esta lacuna e atuando de forma direta junto aos mais necessitados.
A região Norte do Brasil, historicamente apresenta números elevados de pessoas que vivem as margens da vulnerabilidade social. As dificuldades sociais existentes em nossa nação, aqui por nossas bandas, tomam proporções muito maiores. Segundo o IBGE a fome é quando há insegurança alimentar grave, ou seja, quando a pessoa realmente não tem mais acesso à comida. a insegurança alimentar grave passou de 5,8% da população, segundo a POF do IBGE de 2018, para 9%, em 2020, e 15,5%, em 2021, sendo esses dois últimos dados medidos pelos inquéritos Vigisa.
A região marajoara, sem sombra de dúvidas é uma das regiões que mais precisam destas ações, pois ao olharmos para os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), que tem como principais indicadores a saúde, educação e renda per-capita, veremos que entre os dez piores índices no ranking, três municípios são do arquipélago do Marajó.
Dentro destes contextos e como forma de mudar a realidade, a partir de nós mesmos, os marajoaras, surge no ano de 2001 a Fundação Breves. A Fundação Breves de Desenvolvimento Social – FUNBREDES, Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada no dia 14 de agosto de 2001, devidamente registrada no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, reconhecida pelo Poder Legislativo Municipal de Breves, como instituição de utilidade pública através da Lei nº2.447,de 29 de novembro de 2016 e reconhecido como de utilidade pública em todo estado do para pela lei Nº 8.509,de 13 de junho de 2017 que declara e reconhece como de utilidade pública em todo o estado do para . Vem desde a sua fundação, atuando junto ao povo marajoara, com destacado serviços nas áreas de desenvolvimento social, dando dignidade ao nosso povo.
As áreas de atuação de nossa instituição, são os mais diversificados possíveis. Atuamos com ações diretas no combate a fome, com a distribuição de sopões nas comunidades carentes, doravante em nossos projetos, pretendemos ampliar este projeto, para um restaurante popular. Possuímos as escolinhas esportivas, que com o advento de nossa nova sede, tendem a se ampliar e desta forma atenderemos mais crianças ainda.
Com criatividade e parcerias, alocamos recursos para construção de casas populares, junto as comunidades ribeirinhas de nosso município, reforma de 05 (cinco) centros comunitários na zona urbana de Breves.
Através de nossos sócios voluntários, prestamos assessoramento jurídico para outras instituições, tais como: sindicatos, associações, centros comunitários e etc. Hoje os números e indicadores sociais apontam que mais de 3 milhões de brasileiros vivem sem seus documentos, pensando nesta realidade, desde a implantação da Fundação Breves, já conseguimos recursos e parcerias para realização de 03 (três) operações documentos, com emissão de Registro Geral, Titulo de Eleitor, Certidões de nascimentos e etc.
Através de nossa diretoria executiva e do nosso quadro de sócios, estamos cada vez mais empreendendo esforços para ampliar nossos atendimentos. Sabemos que a fome é a primeira mazela a ser combatida, porem temos a clara convicção que a geração de emprego e renda é uma das molas mestras, para mudança deste terrível quadro social instalado no Marajó.
Estamos diante de um de nossos maiores desafios, pois com recursos próprios, estamos construindo nossa sede própria, uma arena multiuso e cento de eventos com mais de 1.620 mts2, com capacidade para receber até 8.000 pessoas. Onde teremos salas e quadras para comportar o restaurante popular, escolinhas de música, futsal, futebol, voley, handebol, clínica veterinária, distribuição de água potável e ações de proteção ao meio ambiente. Este projeto de construção já se deu inicio, com uso de recursos próprios, porém precisamos avançar nas parcerias, e desta forma concluir nossa sede própria.
A Fundação Breves de Desenvolvimento Social em seus quase 22 anos de existência, notabiliza-se por suas gestões eficientes e criativas. Já tivemos convênios celebrados com órgãos governamentais e os recursos foram devidamente aplicados, nossas prestações de contas junto a Tribunal de Contas do Estado – TCE/PA, foram sempre aprovadas com louvor. Estamos aptos a celebrar convênios com todas as esferas que tenham trabalhos sociais a serem executadas por ONG´s. AS parcerias podem ser firmadas, tanto no âmbito governamental público ou com os capitais privados.
Como forma de exemplificar nossas ações externamos algumas de nossas ações mais contundentes em favor daqueles que estão em vulnerabilidade social:
- Ampliação, construção, reconstrução e/ou reforma de 05 centros comunitários na zona urbana.
- Construção de mais de 400 casas populares nas comunidades ribeirinhas de Breves.
- Aquisição de maquinários agrícolas para as associações da estrada PA-159.
- Aquisição de um trator com arado para os produtores das Associações da PA-159.
- Aquisição de um barco de 17 toneladas para a ASPARVIM (Associação do Produtores da Vila Mariane.
- Aquisição de uma ambulância devidamente equipada para atender a população mais carente.
- Aquisição de recursos para compra da sede da APROTAÇU (Associação dos produtores do Tucano Açu).
- Implantação de uma rádio comunitária, com programação e espaço destinado a população em geral.
- Distribuição de sopão comunitário as famílias com vulnerabilidade social.
- Assessoramento nas áreas jurídicas e administrativa as demais associações, sindicatos, cooperativas e etc.
- Realização de 03 grandes operações documentos, com emissão gratuita dos mesmos.
- Operações de atendimentos médicos com distribuição de medicamentos gratuitos.
- Doação de cestas básicas.
- Doação de brinquedos nas festas natalinas e nos dias das crianças.